18 AGO 2021
Presidência do Ibascaf se reúne com nova diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas
Encontro também tratou de pautas da entidade e das ações implementadas pelo instituto
O presidente do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores de Cabo Frio (Ibascaf), Carlos Alberto Cardozo, se reuniu em seu gabinete na terça (17) com a nova diretoria da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Servidores Ativos do Ibascaf (AAPSA). Além da apresentação da equipe gestora da entidade, o encontro também abordou demandas da Associação e as iniciativas implementadas pelo instituto neste primeiro semestre de 2021.

A nova gestão da AAPSA é formada por Neide Estelita, presidente; Rosimere Barreto, vice-presidente; Marilene Moreira, primeira secretária; e Regina Helena Pinto, titular do conselho fiscal.

“É fundamental manter o diálogo aberto com todas as entidades que procuram o Ibascaf. Nossa gestão está aqui para receber a todos e para trabalhar pela dignidade do servidor, seja ele ativo ou aposentado, e também de seus dependentes. Agradeço a presença da diretoria da Associação e as portas do instituto estão sempre abertas”, afirmou Cardozo.

Durante a reunião, foram abordados temas como o pagamento de salários, inclusive o de dezembro de 2020; o Programa de Assistência Médica aos Servidores Municipais (Pasmed); além de atualização das ações que têm sido realizadas pelo Ibascaf.

Entre as principais ações realizadas pelo Ibascaf, Cardozo pontuou a melhoria no tramite administrativo para a concessão de aposentadorias e pensões, que antes levava, em média, 90 dias e atualmente, cerca de 60 dias. Com isso, de janeiro até o momento foram concedidos 157 benefícios. Destes, 46 são processos referentes ao período de 2016 a 2019 e que a atual gestão destravou.

Segundo ele, outro procedimento que passou a ser mais ágil é o prazo para transformar aposentadoria em pensão, que passou a ser de, no máximo, 30 dias. Esse procedimento ocorre quando o servidor falece e a família tem direito ao benefício da pensão.

Em relação ao Pasmed duas ações foram adotadas: o estudo preliminar de viabilidade financeira e estrutural realizado pelo Ibascaf para reabertura do Programa de Assistência Médica aos Servidores Municipais (Pasmed), que foi entregue ao Executivo no início do ano, e a negociação da dívida do instituto com as clínicas conveniadas . De acordo com Cardozo, o levantamento tem por objetivo auxiliar a gestão do prefeito José Bonifácio na tomada de decisões sobre o Pasmed.