14 MAR 2022
Aplicativo do Pasmed ganha versão reformulada e inclui sistema de pontos do programa
Ferramenta está mais leve, intuitiva e permite que o usuário marque consulta e acompanhe o uso da pontuação

O Programa de Assistência Médico-Hospitalar aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Pasmed) lançará nesta segunda (14), uma versão atualizada do aplicativo, com visual mais leve e intuitivo. O objetivo é melhorar a experiência do beneficiário e facilitar o acesso aos serviços do programa. Entre as novidades estão a marcação de consulta e a inserção do sistema de pontos, que ajudam o usuário a ter o controle do uso da pontuação. Os pedidos de solicitação de consulta só serão aceitos a partir das 8h de segunda (14).

Pela plataforma também é possível acessar o histórico de atendimentos, quais são as clínicas credenciadas ao Pasmed e a carteirinha digital do titular, na qual constará também os dados do(s) dependente(s). O aplicativo estará disponível para smartphones com sistema operacional Android e IOS. O download pode ser feito na Play Store, na Apple Store e no site do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf). Quem não desejar baixar o aplicativo, poderá ter acesso com todas as funcionalidades por meio do link https://www.pasmed.rj.gov.br/.

Depois de baixar o aplicativo, o usuário deverá inserir o número de CPF sem pontos e traços e a data de nascimento do titular com oito dígitos (dd/mm/aaaa). Após realizar o login, serão exibidos os dados do titular e de seus dependentes, caso haja; e no menu a relação das clínicas credenciadas, divididas entre 19 especialidades com endereço e telefone do estabelecimento, além do cartão virtual do usuário. O número de especialidades e de estabelecimentos pode aumentar conforme forem finalizados os processos que estão em andamento.

Na home, o usuário terá acesso aos menus “Solicitar pedido de atendimento médico”; “Consultar pedidos de atendimento médico”; “Histórico de consulta médica”; “Extrato de pontos”; “Clínicas credenciadas”, separadas por especialidade, e “Cartão Pasmed” (carteirinha virtual).

Não é necessário fazer a solicitação do cartão físico, já que ele estará disponível no aplicativo para ser apresentado nas clínicas por ocasião da realização de consultas e/ou exames. Caso o servidor deseje o documento físico, basta comparecer na sede do Pasmed, em São Cristóvão, com documento de identidade do titular em mãos, para fazer a solicitação do cartão.

Como solicitar atendimento dos serviços médicos do Pasmed

Na segunda (14), a partir das 8h, o servidor já poderá solicitar agendamento de consulta pela ferramenta. Para isso, basta fazer o login e depois clicar em “Solicitar pedido de atendimento médico”. Na tela seguinte, o usuário deverá escolher para quem é o atendimento: titular ou dependente, caso haja. Após isso, o aplicativo mostra as opções de especialidades médicas. O usuário deverá, então, selecionar para qual das opções deseja atendimento.

Na sequência, a ferramenta exibirá todas as clínicas que ofertam o atendimento na especialidade pretendida. Basta o usuário selecionar o estabelecimento que o pedido de consulta terá sido encaminhado. Na tela seguinte serão apresentados os dados da solicitação.

Após isso, o Pasmed terá 72 horas úteis para fazer a liberação do agendamento, que será concedido de acordo com a disponibilidade de vagas da clínica credenciada e de pontos do usuário. Depois desse período, e com o pedido autorizado, o usuário poderá entrar em contato com a clínica solicitando o dia e o horário da consulta.

Já a autorização de exames terá prazo de até cinco dias úteis para ser liberada pela diretoria médica do Pasmed. Somente após a autorização o usuário poderá realizar o exame pretendido. A solicitação de exame, quando necessária, é feita pelo médico, no ato da consulta, por meio do sistema do Pasmed.

Como acompanhar o status de liberação de consultas e exames do Pasmed

Importante destacar que todo o trâmite para solicitação e autorização de consultas e exames entre o programa e a rede credenciada será feita de maneira informatizada, por meio do sistema do Pasmed.

Da mesma forma, toda solicitação do usuário relativa ao status de solicitação, de autorização liberada, dia e hora de agendamento, entre outros, será informada pelo aplicativo. Em caso de dúvidas, o usuário deverá entrar em contato com a clínica para se informar sobre dia e horário de agendamento após o prazo das liberações (até 72 horas úteis para consultas ou até cinco dias úteis, no caso de exames).