21 SET 2021
Ibascaf concede 178 benefícios para servidores de Cabo Frio em oito meses de gestão
Prestes a completar 40 anos, instituto de previdência dos servidores municipais passa por modernização e melhorias nos serviços

O Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores de Cabo Frio (Ibascaf) concedeu 178 benefícios em oito meses de atual gestão. Do total, 131 são de aposentadorias e 47 de pensões. Em relação às aposentadorias, 43 são de processos instaurados no período de 2016 a 2019, e que estavam parados.

Prestes a completar 40 anos de fundação, no dia 24 de setembro, o instituto de previdência dos servidores municipais passa por amplo processo de modernização e melhorias nos serviços prestados.

Além das aposentadorias e pensões liberadas de períodos relacionados a outros governos, os prazos para a concessão dos benefícios foram reduzidos neste ano para quase metade do tempo anterior. Isso foi possível pelas novas diretrizes administrativas que foram implementadas pela atual gestão do Ibascaf.

Antes, a concessão de pensão levava, em média, 60 dias. Com a mudança, passou para até 20 dias. Com relação à aposentadoria, desde a instauração do processo e juntada de documentos até a liberação do benefício, todo o trâmite foi reduzido de três meses para cerca de 45 a 60 dias.

“A dinâmica da nossa gestão é oferecer dignidade aos servidores, seja no acolhimento, ao serem atendidos, seja na celeridade do andamento dos processos, seja deste ano ou de anos anteriores à nossa gestão. Esta foi uma das diretrizes que implementamos desde o início do governo do prefeito José Bonifácio”, explica o presidente do Ibascaf, Carlos Alberto Cardozo.

Além disso, o Ibascaf atua ainda em aproximadamente 300 processos de aposentadorias do período de 2012 a 2014 para fazer a Compensação Previdenciária (Comprev). A estimativa é de que estes processos retornem aos cofres municipais cerca de R$ 7 milhões.

Em paralelo, o Ibascaf realiza também um levantamento em cerca de 500 processos de aposentadorias referentes aos anos de 2015 a 2020. O objetivo é verificar se possuem direito à Compensação Previdenciária.

O Comprev é o acerto de contas entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), referente ao período de contribuição do servidor antes de entrar para o serviço público municipal.