Cabo Frio avança nos trabalhos de regularização financeira do Ibascaf
06/02/2021

O grande esforço da Prefeitura de Cabo Frio para atender e auxiliar aposentados e pensionistas municipais vem sendo um grande destaque da atual gestão através do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf). No primeiro mês de governo, a presidência da autarquia se empenhou em abrir diálogo com os conveniados, sanear as contas de forma a ter um planejamento para a realidade financeira, entre outras ações que buscam a dignidade e justiça social para aposentados e pensionistas cabo-frienses.

“O compromisso do governo José Bonifácio com o servidor, de uma maneira geral e mais especificamente com os aposentados e pensionistas, nos traz bastante força para esse grande desafio. Nossa avaliação desse primeiro mês de governo é muito positiva. Nossa equipe está bastante motivada na busca de soluções para os diversos problemas e desafios que temos. Já é possível observar nos contatos e abordagens do servidor a satisfação com as mudanças que surgem e ainda surgirão”, destacou Carlos Alberto Cardozo, presidente do Ibascaf.

A autarquia tem como prioridade a assistência aos servidores cabo-frienses, para isso a equipe técnica está trabalhando num levantamento de todos os processos de aposentadorias que estão parados ou pendentes. Em ação conjunta com os setores de benefícios e o jurídico do Instituto, os servidores lotados no Ibascaf estão sendo instruídos sobre as medidas de trabalho, para que os processos em pendência tenham a maior celeridade possível, dentro de toda legalidade.

FIM DA DÍVIDA HISTÓRICA: PAGAMENTO DO 13º DE 2016

Cumprindo mais uma promessa estabelecida pelo prefeito José Bonifácio, os aposentados e pensionistas de Cabo Frio receberam os valores referentes à parcela pendente do 13º de 2016. A quitação reforça o compromisso do poder executivo atual em manter as contas em dia, de acordo com os recursos disponíveis.

“Os cidadãos, hoje aposentados, ao longo de anos contribuíram com seus esforços para o município. O valor referente aos 35% do décimo terceiro de 2016 foi quitado através de grande esforço e dedicação do governo municipal, firmando o compromisso de sanar o déficit com os servidores. Estamos viabilizando a licitação da empresa que fará o cálculo atuarial de 2021, com objetivo de proporcionar uma visão real das projeções dos fundos previdenciários”, pontuou o presidente.

Ainda dentro do mês de janeiro, o governo municipal também antecipou o pagamento de 370 pensionistas e 1275 aposentados do Ibascaf, que poderiam receber até o 5º dia útil do mês de fevereiro. A antecipação ocorreu por determinação do prefeito José Bonifácio, cumprindo a promessa de efetuar os pagamentos de acordo com a entrada de recursos no caixa do município, começado pelos beneficiários do Ibascaf.

RETORNO DO PASMED

Outra demanda que atende um grande anseio é o retorno dos atendimentos no Programa de Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica dos Servidores Municipais de Cabo Frio (Pasmed). Sabendo da importância de ter os serviços médicos ativos, o presidente do Ibascaf se reuniu com o Conselho Municipal de Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica dos Servidores Municipais de Cabo Frio para discutir a volta do atendimento aos servidores no Pasmed, entre outros assuntos.

“Será apresentado ao poder executivo um projeto de viabilidade para a retomada de atendimento no Pasmed. Vamos ainda convidar os conveniados credores afim de sanear o passivo de 2020. O prédio que abriga o programa de assistência passará também por uma análise da construção, através de técnicos da Secretaria Municipal de Obras, buscando a viabilidade da obra de reforma”, informou Carlos Alberto.